A Lenda de São Nicolau

O bispo Nicolau sabia de três irmãs cujo pai, muito pobre, não tinha dinheiro para o seu dote, por isso elas não podiam casar-se.
Nicolau era tímido e não gostava de ajudar dando dinheiro directamente, por isso, quando a mais velha estava para casar, ele atirou um saco de dinheiro pela janela, à noite. A rapariga pôde então casar-se.
Mais tarde, aconteceu o mesmo com a segunda. E São Nicolau fez o mesmo para ela se poder casar como era tradição.
Quando foi a vez da terceira, o pai das moças, desconfiado, decidiu vigiar e viu o que São Nicolau fez. Logo a seguir espalhou por todo o lado como ele era bom e generoso.
Também se diz que ele subiu ao telhado e deixou cair o saco pela chaminé, onde caiu numa meia que estava pendurada na lareira a secar.
Vê-se nesta lenda a razão de algumas tradições...




Pai Natal gordinho e vestido de encarnado?

O Pai Natal tem uma origem muito antiga. Nos países nórdicos, era costume alguém vestir-se com peles e representar o "Inverno", visitando as casas onde lhe ofereciam de beber e de comer, pois, se o tratassem bem, iriam ter sorte.
Mais tarde, esse Pai Natal foi associado a São Nicolau. Bem mais tarde, juntaram-se as duas figuras numa só.
Só no século XIX é que surgiu uma imagem definida do Pai Natal: o norte-americano Clement Moore, em 1822, escreveu o poema "Uma Visita de São Nicolau" em que o descrevia em pormenor e, desde então, tem sido essa a imagem utilizada:um velhote gordinho e alegre, que se desloca num trenó puxado por oito renas e que entra em casa pela chaminé.
Sabias que a cor dos trajos do Pai Natal é bem mais recente do que se imagina?
Por volta de 1930, a Coca-Cola contratou um publicitário para criar a campanha de Inverno. Deste modo, o encarnado e o branco que eram as cores da empresa ficaram associadas à figura do Pai Natal.



As renas do Pai Natal

O Pai Natal tem muitas renas, que treinam todo o ano, mas na Noite de Natal usa só oito.Chamam-se: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Blitzen e Donder.


A rena chamada Rudolph, de nariz encarnado, só apareceu em 1949 por causa de uma música de um norte-americano (Gene Autry) chamada: "Rudolph the Red-nosed Reindeer" (Rodolfo, a Rena de Nariz Vermelho).

Comentários

Anónimo disse…
Olá Patrícia. Realmente é impossível não perceber que estamos no Natal, tal a informação aqui disponível e bem apresentada.
Alguns aspectos curiosos sobre a Quadra, e que nem toda a gente sabe.

Desejo saúde, boa viagem até ao Alentejo (eu vou fazer o mesmo).
Sim, realmente é verdade. Lol
Obrigado e desejo-lhe a si tb saúde. Boa viagem para si tb para o "nosso" Alentejo. Lol

Mensagens populares